As Linhas e seus efeitos em nossa Silhueta



A linha é um dos elementos de design que causam um grande efeito na nossa silhueta, sejam elas verticais, horizontais ou diagonais.

Nas roupas encontramos as linhas não somente em listras, mas também em uma fileira de botões, em pespontos, em pregas… O importante é saber que elas sempre mostram uma direção, dividem espaços e enviam uma mensagem para o cérebro, comunicam um sentimento.


As linhas podem ser verticais, horizontais ou diagonais. Podem ser também retas, em curvas ou em zig-zag.






A maioria das pessoas que conheço aprenderam que as linhas verticais sempre alongam a silhueta e emagrecem, e que as linhas horizontais sempre alargam e engordam. Tem até estudo científico sobre isso aqui.

Mas nâo é bem assim…Vai depender da espessura da linhas, do seu distânciamento e das cores. Listras verticais espaçadas podem acrescentar largura se as cores forem contrastantes, tipo preto e branco, isso ocorre porque o olho se move lateralmente em toda a linha.

Listras horizontais pouco espaçadas e sem muito contraste de cores entre elas tem o efeito oposto, fazendo com que o olho se mova para cima e para baixo em vez das laterais.

E as linhas diagonais? Alguém sabe?

As linhas diagonais adicionam movimento e emoção na roupa. O efeito depende da sua inclinação que pode ser mais horizontal ou mais vertical. Se for mais horizontal aplique as regras das linhas hrizontais, se a linha diagonal for mais vertical plique as regras das linhas verticais.

E lembre-se que: 

Linhas retas trazem uma sensação mais formal. Geralmente aparecem em estampas/padronagens clássicas e conservadoras. Já as linhas curvas, circulares ou onduladas, trazem uma sensação de movimento. Adicionam suavidade à uma peça do vestuário e criam uma imagem casual. Com as linhas zig-zag os olhos mudam de direção constantemente para seguir estas linhas, criando um sentimento de emoção ou drama. Se for exagerado o sentimento fica caótico.

Além das linhas existem outros elementos de design que causam efeitos na nossa silhueta como as cores, texturas, formas, estampas e padronagens.

Sabendo aplicar estes elemntos de design fica tudo milhões de vezes mais fácil e não precisamos decorar várias regrinhas de pode e não pode.

Valeu?!




Comments
One Response to “As Linhas e seus efeitos em nossa Silhueta”
  1. Anônimo says:

    Muito interessante!

Leave A Comment

Deixe seu recado, dúvida, crítica ou sugestão! Seu comentário irá aparecer após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...